Fundação da Escola

A Escola Rodrigues Pinagé foi fundada em 22/03/1974, na gestão do então Governador do Estado, Engenheiro Fernando José de Leão Guilhon, tendo como titular da Secretaria de Estado de Educação o Professor Jonatas Athias. Resolução nº 92 de 02/03/2017 Ementa: Prorrogam-se os Atos Autorizativos constantes na Resolução nº 403/2012-CEE/PA – Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio RODRIGUES PINAGÉ – Belém - PA.

Histórico da Denominação

JOSÉ RODRIGUES PINAGÉ, nasceu em Natal (Rio Grande do Norte), a 29 de outubro de 1985, de família pobre, teve de interromper seus estudos no “Ateneu Natalense”, pelo falecimento dos seus pais.

Em busca de melhoria de condições, chegou a Belém com 16 anos, em 1911, indo trabalhar como topógrafo no jornal “A Província do Pará”, hoje extinto. Nessa atividade, conseguiu alimentar sua paixão pela literatura, especialmente a poesia, travando conhecimento com importantes nomes dos meios literários locais.

Funcionário público esteve em várias prefeituras do interior, especialmente em Bragança, onde ainda é viva a lembrança do poeta. Depois veio para Belém, no serviço Municipal e Estadual, aposentando-se como Assessor Cultural da Secretaria de Cultura do Estado.

Pinagé tornou-se figura muito popular e querida, por ser um declamador sempre presente em eventos cívicos, culturais, sociais e educacionais. Possuidor de memória privilegiada, dono de uma dicção clara, voz sonora, emprestando aos recitativos, gestos empolgantes, sabia transmitir a beleza dos versos e de outros autores brasileiros, sendo ainda, um improvisador sem igual. Vestindo com viva inteligência e espontânea graça, as poesias ou trovas que repentinamente criava, atraindo ao redor de si uma legião de admiradores.